sexta-feira, 5 de março de 2010

O estudo da História é fundamental para nos reconhecermos como seres humanos.

Todos nós necessitamos conhecer nossas origens e muitas vezes não nos damos conta disso. Isso acontece porque os seres humanos têm consciência sobre sua existência.
Por este motivo é muito comum, por exemplo, casos de pessoas adotadas que apesar de terem sido criadas com muito amor, passam a vida buscando conhecer seus verdadeiros pais. Em maior escala, a sociedade também se questiona sobre suas origens. Como surgimos? De onde viemos? Por que vivemos, nos organizamos e nos relacionamos desse ou daquele modo?
Para dar respostas a esses questionamentos a História estuda as ações humanas, o que as pessoas fizeram, pensaram, praticaram, construíram, viveram etc., refletindo sobre as mais variadas explicações, sejam religiosas ou científicas.
Por fim, alias, para começo, é preciso dizer que assim como o órfão que procura saber quem são seus pais faz isso para se conhecer melhor, o estudo da História só faz sentido se voltarmos os olhos ao passado para compreendermos nossas sociedades contemporâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário